Como receber remessas internacionais? Testei VÁRIOS serviços.
Há 6 meses comecei a trabalhar para uma empresa do exterior e surgiu a dúvida: como receber o pagamento?! Como PF eu tinha problemas como: imposto alto e limite baixo em vários serviços. Acabei optando por abrir uma empresa, seguindo esse fantástico tutorial; estou pagando por volta de 7–10% de imposto todo mês.
Feito a empresa, com CNPJ na mão, a dúvida foi: e agora, como receber? Pesquisei, pesquisei, pesquisei. Não encontrei nenhum review honesto, ou comparação, no máximo alguns posts comprados e relacionados a viagem. O resultado, após 6 meses de pesquisa, eu escrevo aqui. Espero ajudar quem estiver na mesma situação.
Wire Transfer ou não
A primeira dificuldade que tive foi a questão do Wire Transfer. Existem, de forma simples, duas formas de transferência:
- ACH: o TED dos Estados Unidos, grátis;
- Wire Transfer internacional: alguns bancos cobram até $45. É o que a maioria dos serviços aceitam.
98% dos serviços usam o Wire Transfer. Além disso, todos possuem o campo “intermediário” no Wire Transfer e ninguém até hoje soube informar se é necessário ou não. Muitos bancos não suportam isso (aí teoricamente, roteiam seu dinheiro de forma “automática”, mas há risco de passar por outro banco intermediário e que cobre uma taxa para mandar o dinheiro para o banco certo). Alguns bancos americanos oferecem o intermediário só na agência presencial, outros oferecem pra PJ mas não pra PF. É bem caótico. Na minha experiência, se o serviço consegue receber Google Ads, Twitch ou similares (e vários explicitamente dizem que suportam, ou não), dá pra enviar sem o intermediário, porque o Adsense também não sabe o que é o intermediário.
Se você não gosta do Wire Transfer, ou não quer pagar os $45 de taxa que é cobrado em alguns bancos (meu chefe inclusive tirava do meu salário), existe a opção do Payoneer. O Payoneer cobra 2% de spread + 1.1% de IOF (em vez de 0.38% como em todos os outros serviços), o atendimento é péssimo e dizem que leva 20 dias pra processar a primeira transferência. Além disso, se você ficar mais de 1 ano sem movimentar a conta eles cobram 30 dólares pra “re-ativar” ela. Esteja avisado. É o PayPal pras empresas, cobra caro e oferece um serviço ruim porque pode, não tem concorrência mesmo..
Remessa Online
Comecei pelo Remessa Online. A primeira pergunta que pode surgir no caso de remessas é: “e o TransferWise?”. O TransferWise, até o momento de escrita desse post (março de 2021), só opera para pessoa física no Brasil. Uma breve busca no Google retorna, quase que unânimemente, o Remessa Online. Pois bem…
Abertura:
Solicitei abertura de conta, solicitaram o preenchimento de alguns dados e até me mandaram mensagem no WhatsApp para lembrar de assinar. Após eu assinar e eles assinarem, foi para o limbo. Após 4 dias, mandei mensagem no WhatsApp, que só foi recebida (os dois tiques) 8 dias depois — o funcionário aparentemente entrou de férias? Ao ver que a mensagem não tinha sido nem recebida, mandei um email reforçando que já tinha assinado, e no dia seguinte fui aprovado.
Transferência:
Eles te dão um “gerente pessoal” para auxiliar nas remessas, porém em 6 meses já me mandaram email dizendo que mudou o gerente umas 6 vezes. O turnover está altíssimo.
A esturutra do Remessa Online é extremamente confusa. O marketing leva a crer que o Ripple é responsável pela transferência entre um país e outro, porém é tudo feito através do Wire Transfer com SWIFT — exatamente IGUAL aos bancos tradicionais. O Ripple deles só é usado para converter algumas moedas em alguns lugares específicos da Europa, nada global ou revolucionário.
Quando o dinheiro chega, o remessa manda um email e solicita os documentos para comprovação. Depois de aprovado, libera uma interface que permite escolher a cotação “ao vivo” e aplicar cupom de desconto. Existem duas pegadinhas:
- A cotação que eles usam não é o dólar do Google, é 0.5% menor.
- Eles ficaram anos fazendo propaganda que só cobram 1.3% por remessa, até mudarem para 1.4–1.5% sem avisar ninguém.
Que que custava ter avisado um mês antes? Eu recebi meu salário e perguntei “ué, mudaram a taxa?”. Me responderam “sim, é só você ver no simulador do site principal que está certo lá”. Poxa, você acha que eu entro no simulador antes de receber cada transferência? No geral, o serviço funciona e faz o que precisa, mas eu odeio o fato da taxa mudar segundo a vontade deles e do atendimento ser tão ruim. Se você é cliente recorrente eles dão “15%” de desconto, porém aumentam a taxa para 1.5% e no fim você paga 1.29% + IOF + 0.5% da diferença da cotação, o que dá 2% no total. São cheios de pegadinhas.
BS2
Como abri minha empresa pela Contabilizei e a Contabilizei é bem próxima do BS2, resolvi ver quais eram os benefícios exclusivos para remessas internacionais. Entrei em contato com o BS2 e me disseram que não fazem remessa internacional para pessoa jurídica. Entrei em contato com a Contabilizei perguntando se era fake news, e me passaram o contato do Carlos Geraldo, que me atendeu super super bem. Ele disse “lamentável a postura dos meus colegas, é um serviço relativemente novo, fazemos há 5 anos (contra 28 do banco) e só por email/whatsapp, ainda não tem no internet banking”. Me disse que não cobram nenhuma taxa de recebimento, apenas spread de 1–2%. Me mandou um email com todos os detalhes e documentações necessárias, beeeem tranquilo (eu preciso de tal documento, se não tiver, pode ser tal documento). Minha experiência foi muito boa, ele foi extremamente prestativo. Fiquei surpreso positivamente, e recomendo pra quem prefere ter um humano para auxiliar. Para clientes normais, o BS2 cobra mais U$12 por recebimento.
Daycoval / Daycâmbio
Fui extremamente bem tratado (do nível, a pessoa mandar áudio às 20h após colocar o filho pra dormir explicando como funcionava tudo caso eu quisesse ser cliente). Eles cobram por volta de 1–1.5% + $18 de taxa de recebimento. O spread é melhor que o do BS2, a taxa é pior, mas é possível negociar um valor do spread um pouco melhor (ou até fixo), no caso de recebimentos recorrentes. Não tem nada de muito especial, é um atendimento bem humano e próximo. Se eu precisasse de algo mais complexo, provavelmente entraria em contato com eles. Caso alguém queira o contato da excelente funcionária que me atendeu, pode pedir. Foi indicação de um amigo advogado que já conhecia eles, e superou as minhas expectativas.
Husky
Minha experiência foi maravilhosa. Eles cobram 4% em transferências normais, o que eu achei absurdo. Mesmo com IOF, o Remessa Online não passa de 2% e o Payoneer fica em ~3.1% (lembrar dos juros compostos). Eu acho irreal cobrar 4%. Porém, eles têm um trunfo na manga, o pulo do gato: para recebimentos recorrentes de pessoa jurídica, eles oferecem uma taxa BAIXA. Muito baixa. Melhor que todos os outros serviços. Melhor que qualquer outro serviço. Vale a pena mandar um email para eles solicitando uma proposta (ou até dizendo, preciso receber U$ X por mês, estou pagando 1.29%+0.5%+0.38% no concorrente, será que vocês não conseguem algo melhor?). Comigo conseguiram. Eles usam o dólar do Google, o atendimento é excelente, não tenho absolutamente nada a reclamar. O Remessa é 1.29% + câmbio que não é do Google + IOF. No Husky é tudo em uma taxa única (que, de novo, é possível ficar mais baixa que a do Remessa!). Eles também têm app pra celular (no remessa o app só funciona pra pessoa física) e todo o serviço é fácil de usar.
Caso, eventualmente, alguém use ele, meu cupom é H-42DA9 😛 (ganha 1 pagamento com taxa zero). Se não quiser usar meu cupom, tudo bem também. Acredite, nunca fui tão feliz por ficar livre do Remessa Online (e outros).
Outros
Testei um serviço que não vou nomear pra não acabar com a empresa. O site não mostra as taxas, o simulador não condiz com a realidade, cobram $20 + 0.5% por recebimento. Tive que falar com 3 funcionários diferentes para abrir a conta, foi bem caótico.. Depois que abri a minha conta descobri que a conta que tinha no site não era a “certa”, a certa estava no meu WhatsApp (e passou umas semanas, mudou). Recebi até mensagem deles perguntando se uma transferência que tinham recebido era minha. É isso que acontece com quem usa conta não nominal: um caos. O Daycoval/BS2/BTG não têm esse problema.
Outros Bancos
Inter
Juram que não cobram spread, porém o dólar deles é 2% mais baixo que o do Google. Hmmm.. curioso né?
BTG
Bem próximo do Daycoval / Daycâmbio, inclusive a funcionária me disse que os dois funcionam bem parecidos. O BTG cobra R$ 90 + 1–2% (aparentemente não negociável).
Santander
Existe a notícia de que criaram um “corredor Estados Unidos — América Latina” usando Ripple. Entrei em contato, só serve pros outros países que não são o Brasil. No Brasil, é 250 reais por recebimento + spread.
Sicredi
Cobram $50 pela ordem, mas não cobram spread. Se o valor é grande, vale muito a pena. Não consegui experimentar, acho que pra mim não faz sentido. Mas fica a dica!
E o Bitcoin / XRP / Ether / Outras moedas?
O TED é grátis, mas há uma perda na compra e na venda. Na melhor hipótese possível, seria 0.2% + alguns reais no BitPreço. As melhores corretoras e as mais seguras cobram caro pelo saque (1–2%). Então não compensa. Tem limite de 35 mil reais pelo IR (se não tem que pagar 10%) e há o risco do dinheiro sumir. O que acontece se suporte parar de funcionar ou a empresa quiser te roubar, você vai recorrer pra quem? Tendo todos os documentos, é muito mais fácil processar um bancão ou uma startup que um criptobanco misterioso com moeda que nenhum juiz conhece (aquela usada pro crime?). Eu espero e adoraria ver o Ripple crescendo, ver um serviço internacional como o PIX ou algo que competisse com o Swift. Mas é o que temos.
Conclusão
Nessa busca louca o mais importante que encontrei foi a confiança e transparenência. Da onde vem o dólar, é o dólar do Google? Cobram taxa de recebimento (taxa Swift)? Qual é o spread? Fixo, variável, negociável? Há algum desconto pra recebimentos recorrentes? A empresa é boa?
Qual é o melhor? Depende.
Fiquei com o Remessa Online por 6 meses e migrei para o Husky. Valeu a pena; estou pagando menos e o atendimento é muito muito melhor (além de não mudarem a taxa segundo a vontade deles e me culparem por eu não ter olhado no simulador). Se eu tivesse uma empresa maior que exigisse mais cuidados, talvez recorresse ao Daycoval. Fuja dos bancões (Santander, Bradesco, Itaú, etc), mas não espere milagres. É praticamente impossível conseguir um spread menor que 1% — a não ser que você receba mais de U$5000, aí o Sicredi passa a valer muito a pena!